top of page
Buscar

Você já recebeu diagnóstico de Depressão ou Transtorno de Ansiedade?

  • Foto do escritor: Thaís Zanotti
    Thaís Zanotti
  • 20 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

No dia 13/09/2021 lancei uma enquete nos stories do meu Instagram, com algumas perguntas relacionadas a saúde mental. Neste post vou trazer os principais insights dos resultados desta breve enquete com a análise que fiz sobre cada resultado. Espero que gostem!


Contexto


Já não é novidade que o Brasil é um dos países com mais casos de ansiedade do mundo. Segundo a OMS, antes da pandemia (Covid-19) o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e também apresentava a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.


O resultado da enquete mostrou exatamente um reflexo desses dados:


▪️Quase metade das pessoas que responderam já tiveram diagnóstico de Depressão ou Ansiedade;

▪️O percentual de pessoas que fazem ou fizeram uso de algum medicamento é um pouco mais baixo, 42%;

▪️E, felizmente, a maioria aqui já fez ou faz acompanhamento psicológico!






O tratamento ainda é um tabu


Muitas pessoas que recebem diagnósticos de transtornos depressivos e/ou transtornos ansiosos resistem iniciar um tratamento seja com medicamentos ou psicoterapia.


Preconceito, falta de conhecimento, a ideia de que dá pra lidar sozinho e “vai passar” faz com que a ajuda demore a chegar.


No consultório por várias vezes as pessoas chegam até mim e falam: “o médico me recomendou faz tempo, demorei pra procurar. / “Não quero tomar remédio nenhum, vou ficar dependente para o resto da vida” / “Achei que iria conseguir sozinho, mas já passou muito tempo e ainda estou sofrendo”.


Se as pessoas tem um dor física vão até um médico para tratar e tomar a medicação correta. Mas se a dor é emocional? “Logo passa, dá pra esperar”.


Não podemos esquecer


Depressão não é tristeza, não é falta de Deus, não é frescura ou drama diante da vida. Transtornos depressivos ou ansiosos podem ser muito incapacitantes e nem sempre são fáceis de perceber. Há uma complexidade na forma como cada transtorno se apresenta na vida de cada indivíduo. Por isso, o diagnóstico precisa ser feito por um médico e/ou psicólogo. O tratamento comumente inclui medicação e psicoterapia.


Se estiver em dúvida sobre seu diagnóstico, procure um profissional para lhe ajudar! Sua saúde mental importa! 💛






Comments


Thaís Zanotti | Psicóloga | CRP 12/05881
Psicoterapias Cognitivas

Joinville - Santa Catarina

  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Thaís Zanotti

bottom of page