top of page
Buscar

O que NÃO dizer (e o que dizer!) para alguém deprimido

  • Foto do escritor: Thaís Zanotti
    Thaís Zanotti
  • 29 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

A depressão afeta vários aspectos do funcionamento de uma pessoa. A pessoa depressiva não escolhe estar deprimida, ela simplesmente está. Por isso, não é simplesmente se animar e sair. Sugerir que a pessoa levante e “se ajude” não é algo que ajudará a lidar com sua tristeza e desmotivação. Ao invés disso, você pode dizer: “posso te acompanhar no que você gosta/gostava de fazer” ou “com o tratamento, você se sentirá melhor”.


Outra fala do senso comum costuma trazer é a questão da espiritualidade como sendo determinante. O apoio espiritual, apesar de ser algo bom para muitas pessoas, também não é solução para o tratamento. Limitar a depressão a ausência de Deus costuma gerar culpa e constranger a pessoa. Ao invés disso, respeite o tempo/espaço e crença da outra pessoa ou se ofereça para acompanha-la em algum ritual religioso que ela costumava ir.


Além disso, quando você estiver convivendo ou ouvindo alguém que está deprimido, não compare sua dor com a dor do outro mesmo que já tenha passado por algo parecido. A vivência é diferente em cada pessoa, por isso evite dizer que você sabe como a pessoa se sente. Ao invés disso, você pode dizer: “eu consigo perceber que sua dor é enorme”, “percebo que você está sofrendo”, “estou aqui para você, me fale se posso te ajudar de alguma maneira”.




Fiz um quadro bem claro com o que não dizer:


E também trouxe algumas ideias sobre o que você pode dizer para realmente ajudar alguém deprimido:



Lembre-se:


A depressão não é baseada numa relação de causa e efeito, mas sim numa série de variáveis que altera a percepção do mundo. Não se trata de uma escolha do paciente ou de algo externo associado ao ser/ter.

Espero que este post tenha sido útil para você!

Até a próxima.



 
 
 

Comentarios


Thaís Zanotti | Psicóloga | CRP 12/05881
Psicoterapias Cognitivas

Joinville - Santa Catarina

  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Thaís Zanotti

bottom of page