top of page
Buscar

Identifique suas preocupações

  • Foto do escritor: Thaís Zanotti
    Thaís Zanotti
  • 22 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

As preocupações estão presentes em todos os transtornos de ansiedade e depressão. Trata-se de um hábito adquirido, aprendido desde cedo. Todos em algum momento se preocupam. Mas e você? Sabe se está se preocupando de uma maneira produtiva? E tem jeito certo até para se preocupar? Saber diferenciar os tipos de preocupação, pode pelo menos nos ensinar a lidar com elas de uma maneira mais saudável.

Preocupação produtiva: é aquela que o ajuda a resolver problemas e conduz a uma ação que se pode realizar no momento. Preocupação improdutiva: é aquela que gera uma porção de “E se...” que não conduz a qualquer ação prática concreta.” (Leahy, 2007)

Por exemplo, você sabe que vai viajar para uma cidade que não conhece. É interessante que se preocupe em adquirir um mapa, pesquisar a localização de onde pretende ir, pegar pontos de referência e etc. São preocupações produtivas, baseadas em algo real e concreto. (sei que vou viajar e tenho ações práticas a executar). Já pensamentos como: “E se eu errar o caminho?”, “E se ocorrer um acidente na estrada e me atrasar?” São exemplos de preocupações improdutivas, ou seja, suposições as quais não se tem evidências reais e concretas. Preocupar-se com questões como estas pode gerar uma ansiedade desnecessária, visto que não temos provas de que realmente isso irá ocorrer.


Portanto, fique atento para qual tipo de preocupação você está investindo tempo e energia. Se a preocupação é inevitável, que o nosso sofrimento seja opcional!

 
 
 

Comments


Thaís Zanotti | Psicóloga | CRP 12/05881
Psicoterapias Cognitivas

Joinville - Santa Catarina

  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Thaís Zanotti

bottom of page